Montadas

Paraíba

História de Montadas - PB

Montadas Paraíba - PB

Manoel Cirilo Lira, proprietário das terras onde hoje se situa o município, deu início ao povoamento do lugar, quando em 1925, distribui partes dessas terras entre seus familiares e doou parte para patrimônio da Igreja que futuramente seria construída.

Em 1928, iniciaram a construção da primeira Capela, em homenagem a São José; tempos depois foi demolida para a construção de outra mais ampla.

O lugar que recebeu o nome de Montadas, cresceu rápido e em 1944, foi elevado à categoria de distrito de Esperança, permanecendo assim até sua emancipação política.

Gentílico: montadense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Montadas, pela lei estadual nº 3088, de 14-10-1963, desmembrado de Esperança. Sede no atual distrito de Montadas ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-11-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.