Lucena

Paraíba

História de Lucena - PB

Lucena Paraíba - PB

A povoação de Lucena teve início há vários séculos. Em 1.596, segunda registra a história, o Governador da Capitania doava sesmaria aos Frades de São Bento no Rio Miriri, que passa a 5 quilômetros ao norte da sede. Nesse mesmo ano, os portugueses já faziam caminho por Lucena para a Baia da Traição. O topônimo do município originou-se do nome de um antigo morador, cuja ocupação era transportar passageiros da Ponta para a margem direita do Rio Paraíba. Logo nos seus primórdios,
o município experimentou notável progresso e teve um comercio dos mais movimentados.

O exército holandês chegou a realizar ali um desembarque, no qual não teve sucesso. Os franceses juntamente com os índios Potyguaraas, usaram muito o litoral do município, aportando suas caravelas para tráfico de pau brasil.

Gentílico: lucenense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Santa Rita o distrito de Lucena.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Lucena, pela lei estadual nº 2664, de 22-12-1961, desmembrado de Santa Rita. Sede no antigo distrito de Lucena. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1961.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-I-1979.

Pela lei estadual nº 4093, de 17-09-1979, é criado o distrito Praia de Fagundes e anexado ao município de Lucena.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Lucena e Praia de Fagundes
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.