Itapororoca

Paraíba

História de Itapororoca - PB

Itapororoca Paraíba - PB

Por volta de 1800, foi preso pelos índios, no Amazonas, um cidadão de nome João Batista, originário da região onde hoje está situado o município de Itapororoca.

Fez uma promessa a São João Batista, em honra da qual construiria uma capela com seu nome se conseguisse a sua libertação. Pouco tempo depois foi libertado e, de volta a sua terra deu logo início ao cumprimento de sua promessa. Esta foi construída onde hoje se encontra o único posto de gasolina da cidade.

Com o passar de alguns anos, destes comerciantes resolveram estabelecer suas moradas na região, que apresentava terras férteis e outras condições para o surgimento de uma vila. Em 1929, foi instalada a primeira padaria pelo Sr. Smith, um alemão, também comerciante. Um bulandeira, primitiva máquina de beneficiar algodão, foi instalada na região por Pedro Gervásio e seu filho, Francisco Antônio Cleto. Daí começaram os sonhos para o surgimento de uma cidade. Em pouco tempo já existiam várias casas e o progresso estava presente. Sua emancipação ocorreu através da Lei
2.701 de 28 de dezembro de 1961, publicada no diário oficial da Paraíba no dia 29 de dezembro de 1961, sendo instalada oficialmente o município em 15 de fevereiro de 1962.

Gentílico: itaporanguense

Distrito criado com a denominação Itapororoca, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-121943, subordinado ao município de Mamanguape.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itapororoca, figura no município de Mamanguape.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itapororoca, pela lei estadual nº 2701, de 28-12-1961, desmembrado de Mamanguape. Sede no antigo distrito de Itapororoca. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.