Desterro

Paraíba

História de Desterro - PB

Desterro Paraíba - PB

Atraídos pela existência dágua no afluente do Rio Taperoá, conhecido como Rio dos porcos, fixaram residência onde hoje está encravada a cidade do atual município, o Sr. Manoel dos Reis de Souza e sua esposa Silvéria Maria da Conceição, admirados até hoje como os fundadores do município.

O lugar onde foi construída a residência dos pioneiros chamava-se de sítio Entre Rios, passando ao topônimo de Desterro após o cumprimento de uma promessa feita por D. Silvéria a N. S. do Desterro para que se exterminasse uma epdidemia de frebre que ocorreu na região.

Dado o clima e a fertilidade do solo foi aumentando o número de casas construídas no lugar, erigindo-se o povoado que mais tarde passou a distrito de Teixeira, obtendo a emancipação política em 1959.

Gentílico: desterrense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Teixeira o distrito de Desterro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Desterro pela lei estadual nº 2180, de 22-10-1959, desmembrado de Teixeira. Sede no antigo distrito de Desterro. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-12-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Pela lei estadual nº 5168, de 11-08-1989, é criado o distrito de Cacimbas e anexado ao município de Desterro.

Pela lei estadual nº 59056, de 29-04-1994, desmembra do município de Desterro o distrito de Cacimbas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.