Carrapateira

História de Carrapateira - PB

Carrapateira
Paraíba - PB

Por volta de 1770, um senhor proveniente da cidade de Sousa/PB, por nome de Francisco Vieira da Silva chega a estas terras. Ao chegar, vendo a fertilidade das mesmas, começou a desbravá-la para construir sua casa (tapera), onde residiu com sua família. Partindo deste, foram chegando outros habitantes. Tais como as famílias: Galdino Braz, proveniente do município de São José de Piranhas; Pereira e Silva, vinda de Catolé do Rocha; Benedito vinda de Pombal; Bezerra e Ferreira de São José de Piranhas e Pedrosa do estado do Ceará.

Com o desenvolvimento econômico do local, que surgiu através da construção da capela de Santo Afonso em 1919, pelo esforço do padre Nicolau Leite, na época o então vigário de São José de Piranhas, que queria homenagear o seu sobrinho Afonso (in memória), juntamente com a população local.

O Sítio Carrapateira é elevado à categoria de vila pelo então prefeito de São José de Piranhas Malaquias Barbosa, ocasião esta da construção das primeiras ruas em 01 de fevereiro de 1937.

Sua evolução como povoado foi lenta, justificada pela sua localização entre serras e de difícil acesso.

O distrito de Carrapateira é elevado a categoria de cidade no dia 11 de dezembro de 1961, pelo então governador Pedro Gondin

Distrito criado com a denominação de Carrapateira, pelo Decreto Estadual nº 1164, de 15-11-1938, com território desmembrado de Piancó e Itaporanga e parte do distrito de Jatobá, subordinado do município de Jatobá.

Em divisão territorial datas de 1-VII-1950, o distrito de Carrapateira figura no município de Jatobá.

Pela Lei Estadual nº 800, de 14-12-1952, o município de Jatobá voltou a denominar-se São José de Piranhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Carrapateira, figura no município de São José de Piranhas
Elevado à categoria de município com a denominação de Carrapateira, pela Lei Estadual nº 2612, de 11-12- 1961, desmembrado de São José de Piranhas. Sede no antigo distrito de Carrapateira.

Constituído do distrito. Instalado em 28-12-1961.

Em divisão territorial datada de 28-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.