Bom Sucesso

Paraíba

História de Bom Sucesso - PB

Bom Sucesso Paraíba - PB

Três fazendas, Catolezinho, Santo Antônio e São Bento, serviram como ponto inicial do que mais tarde viria a ser o município de Bom Sucesso. A fazenda Catolezinho a mais importante de propriedade do Sr. Jorge Ferreira da Cruz, situava-se a 6 Km, da atual sede municipal. Corria o ano de 1875.

Surgiu pouco depois o sítio Bom Sucesso, onde foi construída um rústico galpão, onde realizava-se semanalmente uma feira e onde era celebradas as suas missas.

Nas imediações do primitivo mercado, muitas casas foram sendo construídas e, em pouco tempo, estava formando o povoado de Bom Sucesso, que cresceu rapidamente, acontecendo o inverso com o povoado de Serrinha que decaiu vertiginosamente em consequência do recém formadao povoado que passou a polarizar as atenções da região.

Em 1936 Frei Damião, hoje consagrado em todo Nordeste, rezou uma missa na capela de Serrinha.

Em 1941, foi construída a Igreja Matriz de São José, padroeiro do município.

Citam-se como pioneiros do lugar: Cícero Ferreira da Silva, que foi também seu primeiro comerciante, João Alves de Oliveira, Raimundo Gonçalves de Almeida, Abdon Alves de Lima, João Paes de Lima e Antônio Henrique Cardins.

Bom Sucesso foi desmembrado de Jericó em 1963, quando ocorreu sua emancipação política, sendo seu primeiro prefeito interventor Pedro Anderson, nomeado no período de 1963/1964.

Gentílico: bom-sucessense

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso, pela lei estadual nº 3049, de 17-06-1963, desmembradao de Jericó. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-08-1963.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.