Tucumã

Pará

História de Tucumã - PA

Tucumã Pará - PA

Tucumã surgiu com a implantação do Projeto carajás em 1977, advindo da necessidade do Governo de colonizar um grande espaço vazio existente na Gleba Carapanã. Foi um projeto particular realizado pela Construtora Andrade Guiterrez. Em 1981 começaram os serviços de construção da cidade e em 1982 foram assentados os primeiros colonos oriundos da região sul do País, por possuírem tradição agrícola e recursos próprios para se auto sustentarem, pelo menos no primeiro ano de assentados, contudo com a descoberta do ouro na região, muitas pessoas chegavam e inclusive sem terras de outros estados, ficando a situação tensa e sem controle por parte da iniciativa privada (Andrade Guiterrez) que começou a recuar nos investimentos, passando o problema e salvaguardar o projeto de colonização particular, sendo este invadido por mais de 3 mil famílias. A partir daí a empresa suspendeu os investimentos, o povo se uniu e formou o conselho de Desenvolvimento Comunitário de Tucumã, que se incumbiu de administrar o núcleo urbano até a implantação do município em 1º de janeiro de 1989.

Gentílico: tucumaense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tucumã, pela lei estadual nº 5455, de 10-05-1988, desmembrado de São Félix do Xingu. Sede no atual distrito de Tucumã ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.