Terra Alta

Pará

História de Terra Alta - PA

Terra Alta Pará - PA

Em 28 de dezembro de 1946, foi criado a Vila de Terra Alta, que recebeu essa denominação em face de sua situação geográfica na parte de maior altitude às margens da rodovia Castanhal Curuça Km 28. Até aproximadamente de 1932, o braço esquerdo do rio Marapanim que limita Castanhal com Terra Alta, era considerado navegável, sendo
o principal meio de transporte, uma vez que não existia estradas rodoviárias ligando os principais pontos do Estado à comunidade, com a criação do sistema viário, várias pessoas fixaram residências na localidade influenciada pela comunidade e eminentemente agrícola do município de Curuçá Pará.

O primeiro habitante foi o Sr. José Paraíba (comerciante) e depois Júlio Saraiva e Manoel Fernando conhecido pela alcunha de Capitão do Mato, logo após chegaram os seus familiares dando início ao povoamento o pioneiro no comércio local foi o Sr. José Lima, conhecido pelo apelido de Paraíba, por ser natural do estado do mesmo nome.

Gentílico: terraaltense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Curuçá o distrito de Terra Alta.

Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, é extinto o distrito de Terra Alta, sendo seu território anexado ao distrito de Lauro Sodré do município de Curuçá.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, é criado o distrito de Terra Alta, com terras desmembradas do distrito de Lauro Sodré do município de Curuçá.

Em divisão terrtiorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Terra Alta permanece no município de Curuça.

Assim permancendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Terra Alta, pela lei estadual nº 5709, de 27-12-1991, desmembrado de Curuçá. Sede no antigo distrito de Terra Alta. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.