Santa Maria Do Pará

Pará

História de Santa Maria Do Pará - PA

Santa Maria do Pará Pará - PA

DESCONHECE-SE a origem histórica do atual município de Santa Maria do Pará, localizado no nordeste desse Estado, na zona fisiográfica Bragantina. Entretanto, nos quadros das divisões territoriais datados, respectivamente, de 1936 e 1937, já figurava como distrito do exmunicípio de João Pessoa. Essa situação fora modificda, em 1938, quando, por ocasião da extinção desse predicado, passou a fazer parte, como zona do distrito, na sede do então município de Igarapé-Açú.

Com a construção da rodovia BR-316, que liga Belém a Brasília, cortando o seu território, a localidade assumiu posição estratégica, inclusive no setor agrícola. Assim, em 1961, Santa Maria do Pará emancipou-se político-administrativamente.
Gentílico: santa-marianense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Pessoa o distrito de Santa Maria.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, o município de João Pessoa passou a denominar-se Igarapé-Açú. Sob o mesmo decreto o distrito de Santa Maria perde a categoria de distrito, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Igarapé-Açú ex-João Pessoa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, Santa Maria figura como zona do distrito sede do município do Igarapé-Açú.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Maria do Pará, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Igarapé-Açú, Nova Timboteua e São Miguel do Guamá. Sede no atual distrito de Santa Maria do Pará ex-localidade de Santa Maria. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-04-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.