Santa Bárbara Do Pará

Pará

História de Santa Bárbara Do Pará - PA

Santa Bárbara do Pará Pará - PA

Por volta de 1920, o povoado de Santa Bárbara subdividido em três adensamentos; Traquateua, Candeua e Santa Rosa, onde foram instalados as primeiras escolas: - Mista de Candeua, Mista de Traquateua e Mista de Santa Rosa, que administravam o ensino primário básico de 1º a 4º séries.

Em 1962, Santa Bárbara (que já fazia parte do município de Benevides, desmembrando de Ananindeua), elege seu 1º vereador Raído Alves de Souza, descendente dos Gomes da Silva e heredeiro das terras. Ele doou alguns hectares para a expansão do povoado e posterior assentamento da Vila de Santa Bárbara.

Existem três versões sobre a origem do nome do município.

Segundo conta o morador Jorge Moreira, a origem do povoado remontaria ao terceiro decênio do sec. XIX, nos idos da Cabanagem, onde os cabanos ali teriam-se aquartelados, e baixo das mangueiras, talvez à espera do momento oportuno para tomar de assalto a capital da província-Belém. Nessa sua estada na área teriam encontrado, semi-enterrada, uma pequena imagem a qual identificaram como sendo de Santa Bárbara, daí a origem do nome do local.

Já para a antiga moradora da região conhecida como dona Ciló, em decorrência de uma promessa feita e atendida pela Santa, para que não chegasse ao local uma grande epidemia que se alastrava pelas redondezas.

A outra versão é dada por Raimundo Alves de Sousa: segundo ele, a denominação para o povoado teria advindo da data em que Felipe Santiago Gomes da Silva, primeiro morador do local, teria terminado a construção de sua casa: 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara.

Gentílico: santa-barbarenses

Distrito criado com a denominação de Araci, pela decreto-lei estadual nº 2972, de 31-031938, subordinado ao município de Santa Isabel.

Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, o distrito de Araci passou a denominar-se Engenho de Araci. Sob o mesmo decreto acima citado transfere o distrito do município de Santa Isabel para o de Belém.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Engenho Araci figura no município de Belém.

Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943 desmembra do município de Belém os distritos Ananindeua, Benfica e Engenho Arari. Para formar o novo município de Ananindeua.

Em divisão territorial datada de de 1-VII-1960, o distrito de Engenho de Araci figura no município de Ananindeua.

Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, o distrito de Engenho Araci passou a denominar-se Santa Bárbara. Sob o mesmo decreto o distrito passou a pertencer ao novo município de Benevides.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito já denominado Santa Bárbara figura no município de Benevides.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara do Pará, pela lei estadual nº 5693, de 13-12-1991, desmembrado de Benevides. Sede no antigo distrito de Santa Bárbara, atual Santa Bárbara do Pará. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais
Araci para Engenho de Araci alterado, pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938.Engenho Araci para Santa Bárbara alterado, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961.Santa Bárbara para Santa Bárbara do Pará alterado pela lei estadual nº 5693, de 13-12-1991.