Placas

História de Placas - PA

Placas
Pará - PA

A denominação do município surgiu do grande número de placas existentes em determinado trecho da rodovia BR 230. A idéia de colonização da grande área que hoje constitui a Mesoregião do Baixo Amazonas, incluindo o território do atual Município de Placas, foi inspirada na construção da Rodovia Transamazônica.

O ponto onde se localiza a área urbana de Placas foi exatamente onde se dividiam os trechos Altamira-Itaituba, onde o INCRA e o DNER construíram algumas placas explicando essa divisão.

O município de Placas foi criado através da Lei Estadual nº 5.783, de 20 de dezembro de 1993, sancionada pelo governador Jáder Fontenelle Barbalho, tendo sido desmembrado do Município de Santarém. A instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1997, sendo primeiro prefeito eleito Francisco Omildo Santiago.

Etmologia - Placas: termo de origem geográfica, plural do substantivo feminino "placa", que origina-se do francês "plaque", designando objeto com formato de tebuleta e com inscrição indicativa.

Gentílico: plaquense

Elevado à categoria de município com a denominação de Placas, pela lei estadual nº 5783, de 20-12-1993, desmembrado de Santarém. Sede no distrito de Placas ex-localidade. Constituído de distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datado de 2005.