Paragominas

Pará

História de Paragominas - PA

O território de Paragominas, uma das mais recentes unidades autônomas do Estado do Pará, localizado na zona fisiográfica de Guajarina, pertenceu, em tempos remotos, ao distrito-sede do município de São Domingos do Capim e ao distrito de Camiranga, em Vizeu. Os seus fundamentos históricos foram lançados em 1958, pelo desbravador Ariston Alves da Silva, quando após ter atravessado a bacia do Capim, ali estabeleceu-se com a primeira roça de arroz.

Desconhece-se precisamente, a data da criação do núcleo populacional que originou a atual cidade. Sabe-se, porém que fora formado por colonizadores goianos, mineiros, baianos e paulistas, logo depois dos trabalhos de demarcação e venda dos lotes de terra.

Com a implantação da rodovia BR-010, que liga Belém a Brasília, passando por Paragominas, o desenvolvimento da atividade pecuária naquela localidade foi agilizado, e, em pouco tempo, tornou-se a base econômica municipal.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação Paragominas pela Lei Estadual n.º 3.225, de 04-01-1965, sendo desmembrado do município de São Domingos do Capim e Viseu. Sede no atual distrito de Paragominas. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-01-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 5.087, de 14-09-1983, é criado o distrito de Dom Eliseu e anexado ao município de Paragominas.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988 o município é constituído de 2 distritos: Paragominas e Dom Eliseu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

A Lei Estadual n.º 5.450, de 10-05-1988, desmembra do município de Paragominas o distrito de Dom Eliseu, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1991 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.