Pacujá

Ceará

História de Pacujá - CE

Pacujá Ceará - CE

A palavra de Pacujá é de origem Tupi e siginifica Fruto da Pacova, uma variedade de banana, e também significa folha de enrolar.

O terreno para construção de Pacujá foi doado por Dona Maria Rodrigues Nepomuceno, conhecida com Maria dos Tinguíns, tendo sido construído primeiramente a casa de pedra, onde atualmente funciona a capela São Vicente de Paulo, da Família Rodrigues Nepomuceno, exite seus descendentes representados pela família Côti.

Padre Vicente Jorge é considerado o fundador da Vila, onde foi o primeiro vigário, vinha de Sobral e ficava na casa de pedra.

As primeiras casas construídas em Pacujá pertenciam a José Rodrigues e era chamada de Fazenda Belmont. Os primeiros professores foram a Sra. Alta Melo, Maria Liberotina Guimarães Ramos e mestre Levinho.

Tendo sido o grande lutador pela emancipação de Pacujá Francisco Júlio Filizola.

A população de Pacujá tem uma vasta miscigenação, com mistura das raças, indígenas, negra e branca.

Gentílico: pacujaense

Distrito criado com a denominação de Pacujá, pela lei nº 2054, de 24-11-1883 subordinado ao município de Ibiapina.

Pelo decreto nº 65, de 27-06-1892, transfere o distrito de Pacujá do município de Ibiapina para de Sobral.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Pacajá, figura no município de Sobral.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1933.

Pelo decreto nº 1271, de 29-05-1934, transfere o distrito do município de Sobral para o de São Sebastião.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Pacujá figura no município de São Benedito.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pacujá, pela lei estadual nº 3692, de 17-07-1957, desmembrado de São Benedito. Sede no antigo distrito de Pacujá. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-09-1957.

Em divisão territorial datada de 1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.