Novo Repartimento

Pará

História de Novo Repartimento - PA

O município de Novo Repartimento também figura entre os mais recentes emancipados no estado do Pará e pensar-se-ia por isso que sua história é pequena, mas não é o que ocorre. A história do município de Novo Repartimento é intimamente ligada à história do município de Tucuruí, um dos quais deu origem a essa nova promissora unidade municipal.

O povoamento foi iniciado em um vilarejo, situado à margem do rio Repartimento. Tudo começou com o Sr. Evaristo, primeiro morador que se instalou, no início dos anos 70, próximo ao alojamento da Construtora Mendes Júnior, empresa responsável pela terraplanagem da Rodovia BR-422, que ligaria a Rodovia BR-230 ou Transamazônica à hidrelétrica de Tucurí.

Por ser vizinho da primeira área demarcada como reserva indígena Parakanã, denominaram o novo local de vila de Repartimento, pois este rio também servia de limite para a reserva. Essas são as justificativas oficiais para o surgimento do primeiro núcleo populacional que deu origem ao município. Observar os mapas municipais de Tucuruí antes da inundação da hidrelétrica permite inferir que o povoado primitivo localizava-se no mesmo cruzamento da BR-230 com BR-422, só que a inundação de alguns trechos dessas rodovias pelo lago da hidrelétrica obrigou o Governo Federal a construir novas variantes dessas rodovias. Como vemos, o povoado primitivo foi mudado em função da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, obrigando a mudança do primitivo núcleo, cujos resquícios habitacionais são passíveis de comprovar somente quando a cota do lago encontra-se baixa.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Repartimento pela Lei Estadual n.º 5.702, de 13-12-1991, sendo desmembrado de Tucuruí, Jacundá e Pacajá. Sede no atual distrito de Novo Repartimento. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

É criado o distrito de Belo Monte do Pará e anexado ao município de Novo Repartimento.

É criado o distrito de Maracajá e anexado ao município de Novo Repartimento.

Em divisão territorial datada de 2005 o município é constituído de 3 distritos: Novo Repartimento, Belo Monte do Pará e Maracajá.

Em divisão territorial datada de 2014 o município é constituído de 4 distritos: Novo Repartimento, Belo Monte do Pará, Maracajá e Vitória da Conquista.

Assim permanecendo em divisão territorial de 2015.