Cumaru Do Norte

História de Cumaru Do Norte - PA

Cumaru do Norte
Pará - PA

O município de Cumaru do Norte fica a 749 quilômetros de Belém, na região sudeste do Pará. Foi criado em 1991 e nasceu em torno de um garimpo, que surgiu ainda na década de 80. Atraídos pela descoberta de ouro em uma fazenda, dezenas de homens vindos de várias partes do Estado e de outras regiões do País começaram a se fixar na região. A atividade garimpeira cresceu e a área onde hoje fica Cumaru do Norte ganhou uma pista de pouso e decolagem para táxis aéreos.

O crescimento da atividade atraiu olhares gananciosos para a região e foi preciso criar o Projeto Cumaru, que ficou sob a responsabilidade do Conselho de Segurança Nacional. O objetivo era acabar com o contrabando de ouro, dar assistência aos garimpeiros e evitar conflitos entre eles e os índios kaiapó. Assim, durante alguns anos a área foi controlada pelos militares do antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) e pela Polícia Federal.

Enquanto isso, a garimpagem crescia, o pequeno povoado se desenvolvia em torno das famosas "currutelas" e os problemas sociais se agravaram. Foi então que surgiu o movimento de emancipação. Eram muitos os que queriam se desvincular do município de Ourilândia do Norte. O desejo de separação virou Projeto de Lei e o município foi criado através da Lei 5.710, de 27 de dezembro de 1991.

Gentílico: cumaruense ou cumaru-nortense

Formação Adminstrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cumaru do Norte, pela lei estadual nº 5710, de 27-12-1991, desmembrado de Ourilândia do Norte. Sede na atual localidade de Cumaru do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.