Orós

Ceará

História de Orós - CE

Onde hoje se ergue a nova cidade de Orós, até bem pouco não passava de simples propriedades destinadas à criação e à agricultura rudimentar, praticada à base de enxada pelos colonos, sertanejos bravios acostumados à luta difícil dos sertões tórridos do Ceará.

Desde de 1911 já se falava na existência do Boqueirão de Orós, garganta enorme por onde passam as águas do rio Jaguaribe, que seria local propício para receber uma enorme barragem de represeamento.

Em 1921, com o início dos trabalhos de construção da represa, surgiram as primeiras residências, armazéns, galpões, hospital, prédio para usina e uma pequena igreja. Em pouco tempo o comércio ganhou impulso, ligando-se a capital do estado por uma rodovia.

Segundo o Decreto Estadual n.º 1.156, de 04-12-1933, o distrito de Orós figura no município de Icó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Orós figura no município de Icó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Orós, pela Lei Estadual n.º 3.338, de 15-09-1956, desmembrado de Icó. Sede no antigo distrito de Orós. Constituído de 3 distritos: Orós, Guassusê e Igarói, todos desmembrado de Icó. Instalado em 25-03-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Orós, Guassusê e Igarói.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela Lei Estadual n.º 7.168, de 14-01-1964, é criado o distrito de Palestina e anexado ao município de Orós.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Orós, Guassusê, Igarói e Palestina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1988.

Pela Lei Municipal n.º 3, de 18-06-1991, é criado o distrito de Santarém (ex-povoado) e anexado ao município de Orós.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Orós, Guassusê, Igarói, Palestina e Santarém.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007.