Torixoréu

História de Torixoréu - MT

Torixoréu
Mato Grosso - MT

A formação do povoado deu-se a partir de 1931, sendo que uma das primeiras propriedades rurais da localidade foi de João Gabriel de Moraes. Mas, já em 1926, Victor Teodoro Ribeiro instalou-se com fazenda de gado, e em seguida construiu a primeira casa na região dando origem ao povoado, denominado Balizinha, devido à sua posição geográfica. Localizava-se à margem esquerda do rio Araguaia, em frente à cidade de Baliza, que se situa na margem direita do rio, no Estado de Goiás. No lugar foi construído um posto fiscal para controle do comércio entre os Estados de Mato Grosso e Goiás.

O Patrimônio de Balizinha foi criado pelo governo em 1933.

Na Divisão Territorial de Mato Grosso, em 1936, o povoado de Balizinha teve denominação alterada para Baliza de Mato Grosso, tornando-se distrito.

Pelo Decreto nº 208, de 26 de outubro de 1938, o distrito de Baliza de Mato Grosso passou à jurisdição do município de Guiratinga. Por muitos anos a localidade chamou-se Baliza de Mato Grosso.

Em 10 de dezembro de 1953, pela lei estadual nº 665, foi criado o município com denominação alterada para Torixoréu, de autoria do deputado Heronides Araújo.

O nome Torixoréu, de origem bororo, significou homenagem dos moradores do lugar aos povos indígenas que habitaram grande parte do leste mato-grossense, desde tempos imemoriais.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, figura no município de Santa Rita do Araguaia, o distrito de Baliza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 145, de 29-03-1938, o distrito de Baliza foi transferido do município de Santa Rita do Araguaia para Araguaiana.

Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o distrito de Baliza foi transferido ao município de Araguaiana para o de Lajeado.

Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, o distrito de Baliza passou a denominar-se Torixoréu. O decreto-lei acima citado altera a denominação do município de Lajeado para Guiratinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Torixoréu figura no município de Guiratinga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Torixoréu, pela lei estadual nº 665, de 10-12-1953, desmembrado do município de Guiratinga. Sede no antigo distrito de Torixoréu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital
Baliza para Torixoréu, alterado pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943.

Transferências distritais