Tapurah

História de Tapurah - MT

Tapurah
Mato Grosso - MT

As origens do povoamento vêm da colonização de Benedito M.Tenuta, Sérgio Leão Monteiro e Filinto Corrêa da Costa, que fundaram a Colonizadora Tapurah.

O nome Tapurah se deve a José Tapurá, chefe da tribo indígena Iránxe. Este cacique participou ativamente do primeiro encontro do povo Iránxe do rio Cravari com o povo Iránxe do Escondido.

Tenuta pretendeu adquirir terras do povo Iránxe do Escondido, à margem do córrego do Escondido, afluente do rio Papagaio. No entanto, Tenuta perdeu a questão. Mas a família ficou conhecendo o cacique José Tapurá. O chefe indígena deixou a região do Cravari e passou a viver com o povo do Escondido.

Tapurá morava na região oeste do rio Sangue e a colonização de Tenuta encontrava- se na região da margem direita. A amizade indígena desse chefe representava o reconhecimento ao valor dos povos indígenas.

A família Tenuta prezava o cacique, assim, deu o nome dele à nascente colonização. Os primeiros trabalhos de colonização ficaram por conta de Libertino Lourenço da Silva e José Roberto, em 1969. As primeiras famílias estabelecidas na localidade foram as de Silvino Barella e Silvino Sette.

Distrito criado com a denominação de Tapurah, pela lei estadual nº 4407, de 30-11-1981, subordinado ao município de Diamantino.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Tapurah figura no município de Diamantino.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tapurah, pela lei estadual nº 5316, de 04-07-1988, desmembrado do município de Diamantino. Sede no atual distrito de Tabapurah (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Tabapurah e Novo Eldorado
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.