Ribeirão Cascalheira

Mato Grosso

 

História de Ribeirão Cascalheira - MT

Ribeirão Cascalheira
Mato Grosso - MT



A primeira denominação do atual município de Ribeirão Cascalheira foi Ribeirão Bonito, nome dado por volta de 1968. Nesta época, instalaram-se às margens do Córrego Suiazinho os pioneiros Juca e Tintino.

No mesmo ano da instalação dos primeiros moradores foi criado o primeiro estabelecimento comercial por Zacarias Guedes, a Pensão e Comércio Ribeirão Bonito. Por algum tempo, o local também foi denominado Alta Cascalheira. Todos os pioneiros, salvo raras exceções, vinham com suas famílias a tiracolo, mulheres, filhas, parentes, e, via de regra, amigos. Formou-se então o núcleo de povoação pioneiro, a célula-mater que gerou o atual município.

Além da denominação Ribeirão Bonito o lugar conheceu os nomes de Guedolândia e Divinéia. Sendo que Guedolândia pela influência do comerciante Zacarias Guedes e Divinéia por questões meramente estéticas.

Em 9 de outubro de 1984, foi criado o distrito de Ribeirão Bonito.

Após lutas desbravadas e com a emancipação do município surgiu o nome Ribeirão Cascalheira, como aglutinação dos termos Ribeirão e Cascalheira. O nome Ribeirão permaneceu devido aos moradores inicialmente terem se fixado à beira do córrego Suiazinho, e Cascalheira em face da região ter muito cascalho, o qual foi muito utilizado pelos seus moradores.


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ribeirão Bonito, pela lei estadual nº 4774, de 09-10-1984, subordinado ao município de Canarana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão Cascalheira, pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988, desmembrado do município de Canarana e São Félix do Araguaia.

Sede no atual distrito de Ribeirão Cascalheira (ex-Ribeirão Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.


Alteração toponímica distrital
Ribeirão Bonito para Ribeirão Cascalheira, alterado pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade