Morada Nova

Ceará

História de Morada Nova - CE

Morada Nova teve seu início pela instalação de duas fazendas à margem esquerda do Rio Banabuiú, pertencentes aos irmãos Alferes José de Fontes de Almeida e Capitão Dionísio Matos de Fontes, que ali se instalaram, remanescentes das plagas pernambucanas.

Os irmãos Alferes e Dionísio, ambos de formação religiosa,solicitaram permissão para o então bispo de Pernambuco, Dom João da Purificação Marquez Perdigão, para a construção de uma capela. Através de uma consulta (plebiscito) aos habitantes da região, a escolha do local foi feita de forma democrática. Assim, pela maioria de votos foi escolhida a Fazenda Morada Nova (casa de José de Fontes) como novo local para a construção da capela, hoje a Igreja da Matriz, cujo padroeiro indicado no pedido foi o Divino Espírito Santo.

A capela foi criada em 1873 e inaugurada no dia 1º de março de 1874, pelo Padre Francisco Álvares Lima, tendo como o primeiro administrador do patrimônio paroquial Eduardo Henrique Girão. Era uma região formada de fazendas de criar, apoiadas no gado e na subsistência. Portanto, se fez Morada Nova, que recebeu esse nome originário da Fazenda Morada Nova, de José de Fontes, localizada ao nascente de uma lagoa. Segundo os antigos, na parte próxima à Fazenda, a lagoa era conhecida como Lagoa do Garrote (hoje conhecida como Salina) e na parte de trás, como Lagoa da Escondida (onde fica o conhecido Açude Velho).

José de Fontes, orgulhoso por ter construído a capela em sua fazenda, logo levantou uma nova morada, e vindo seu irmão Dionísio fazer-lhe uma visita, no meio do percurso, ao ser indagado qual o seu destino, respondeu: Vou conhecer a Morada Nova do José de Fontes, daí então o local ficou conhecido como Morada Nova.

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo de Morada Nova pelo Ato Provincial de 18-03-1842 e pela Lei Provincial n.º 1.561, de 09-12-1873, subordinado ao município de São Bernardo das Russas.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Espírito Santo de Morada Nova pela Lei Provincial n.º 1.719, de 02-08-1876, sendo desmembrado de São Bernardo das Russas. Sede no núcleo de Morada Nova. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-01-1877.

Pela Lei n.º 107, de 20-09-1893, a vila de Espírito Santo de Morada Nova passou a denominar-se Morada Nova.

Pelo Ato Estadual de 12-02-1900 é criado o distrito de Livramento e anexado à vila Espírito de Morada Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 a vila de Morada Nova é constituída do distrito sede.

Pelo Ato Estadual de 12-04-1913 é criado o distrito de Boa Água e anexado à vila de Morada Nova.

Nos quadros do Recenseamento Geral de 1-IX-1920 a vila é constituída de 3 distritos: Morada Nova, Boa Água e Livramento.

Elevado à condição de cidade com a denominação Espírito de Morada Nova, pela Lei n.º 2.336, de 03-11-1925.

Pelos Decretos Estaduais n.º 193, de 20-05-1931, e n.º 1.156, de 04-12-1933, o município de Espírito de Morada Nova passou a denominar-se Morada Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município de Morada Nova aparece constituído de 4 distritos: Morada Nova, Boa Água, Livramento e São José do Pirangí.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município aparece constituído de 4 distritos: Morada Nova, Boa Água, Livramento e São João do Pirangí.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 448, de 20-12-1938, o distrito de São José do Pirangí passou a denominar-se Pirangí. Sob o mesmo Decreto é criado o distrito de Areia Branca e anexado ao município de Morada Nova
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município é constituído de 5 distritos: Morada Nova, Areia Branca, Boa Água, Livramento e Pirangí.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.114, de 30-12-1943, o distrito de Areia Branca passou a denominar-se Ibicuitinga, o distrito de Livramento passou a denominar-se Uiraponga e o distrito de Pirangí passou a denominar-se Aruaru.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: Morada Nova, Aruaru, Boa Água, Ibicuitinga e Uiraponga.

Pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, é criado o distrito de Juazeiro e anexado ao município de Morada Nova. Pela mesma Lei são criados os distritos de Pedras e de Roldão e anexados ao município de Morada Nova.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 8 distritos: Morada Nova, Aruaru, Boa Água, Ibicutinga, Juazeiro, de Baido, Pedras, Roldão e Uiraponga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 6.388, de 03-07-1963, desmembra do município de Morada Nova o distrito de Ibicuitinga, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 6.959, de 19-12-1963, desmembra do município de Morada Nova o distrito de Uiraponga, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 6 distritos: Morada Nova, Aruaru, Boa Água, Juazeiro de Baixo, Pedras e Roldão.

Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, o município de Morada Nova adquiriu os extintos municípios de Ibicuitinga e Uiraponga como simples distritos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 8 distritos: Morada Nova, Aruaru, Boa Água, Ibicuitinga, Juazeiro de Baixo, Pedras, Roldão e Uiraponga.

Pela Lei Estadual n.º 11.417, de 04-01-1988, é criado o distrito de Lagoa Grande e anexado ao município de Morada Nova.

A Lei Estadual n.º 11.436, de 11-05-1988, desmembra do município de Morada Nova o distrito de Ibicuitinga, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995 o município é constituído de 8 distritos: Morada Nova, Aruaru, Boa Água, Juazeiro de Baixo, Lagoa Grande, Pedras, Roldão e Uiraponga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.