Jaciara

História de Jaciara - MT

Jaciara
Mato Grosso — MT

A cidade de Jaciara teve origem no lugar conhecido como Fundão ou Cabeceira do Olho de Boi, denominações dadas pelos moradores da região do rio Brilhante nas cercanias desde o final do século XIX.

No início da década de cinquenta, a direção da CIPA - Colonizadora Industrial Pastoril Agrícola, empresa criada por Milton Ferreira da Costa, o fundador da cidade de Jaciara, realizou um concurso para escolher a denominação da futura cidade. Entre muitos nomes sugeridos, prevaleceu o de Jaciara, que foi dado por Coreolano de Assunção, um dos sócios da empresa colonizadora e cunhado de Milton Ferreira.

Coreolano de Assunção apresentou a lenda da índia Jaciara, escrita por Humberto de Campos, tirada do livro A Serpente de Bronze. No livro, a vitória régia, planta aquática, era descrita como a alma de Jaciara - a Senhora da Lua, que no entender de Coreolano transfundia a beleza da paisagem e os encantos da natureza local. A proposta de Coreolano venceu as demais sugestões e o lugar passou a se chamar Jaciara.

Distrito criado com a denominação de Jaciara, pela lei estadual nº 695, de 12-12-1953, subordinado ao município de Cuiabá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Jaciara figura no município de Cuiabá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaciara, pela lei estadual nº 1188, de 20-12-1958, desmembrado do município de Cuiabá. Sede no antigo distrito de Jaciara. Constituído de 2 distritos: Jaciara e Fátima. Instalado em 31-01-1963.

Pela lei estadual nº 1130, de 17-11-1958 é criado o distrito de São Pedro da Cipa e anexado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Jaciara, Fátima e São Pedro da Cipa.

Pela lei estadual nº 2078, de 14-12-1963, é criado o distrito de Celma e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 2128, de 21-01-1964, é criado o distrito de Jatobá e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 3761, de 29-06-1976, é criado o distrito de Juscimeira e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 3763, de 29-06-1976, é criado o distrito de Santa Elvira e anexado ao município de Jaciara.

Pela lei estadual nº 2129, de 21-01-1964, é criado o distrito de Irenópolis e anexado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 8 distritos: Jaciara, Fátima, Irenópolis, Jatobá, Juscimeira, Santa Elvira, São Pedro da Cipa e Celma.

Pela lei estadual nº 4148, de 10-12-1979, desmembra do município de Jaciara os distritos de Juscimeira, Irenópolis, Santa Elvira e São Lourenço de Fátima (ex-Fátima), para constituir o novo município de Juscimeira.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Jaciara, Jatobá, São Pedro da Cipa e Celma.

Pela lei estadual nº 5906, de 20-12-1991, desmembra do município de Jaciara o distrito de São Pedro da Cipa. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Jaciara e Celma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.