Alto Garças

História de Alto Garças - MT

Alto Garças
Mato Grosso - MT

A primeira denominação do município de Alto Garças foi São Vicente, no início deste século. Passado algum tempo o nome foi alterado para São Vicente do Bonito, e, mais posteriormente, chamado de Bonito.

Onde se ergue a cidade existia um grande curral da Fazenda São Vicente, de propriedade de João José de Moraes, o "Cajango", cujas terras, requeridas do Estado, compreendiam toda a extensão abrangida pelos municípios de Guiratinga e Alto Garças.

A sede do retiro, estrategicamente situada no entroncamento da estrada para Guiratinga, Cafelândia e Buriti, constituia-se em excelente ponto de negócios, o que influenciou decisivamente no crescimento da povoação.

Região rica em minérios tem sua história intimamente ligada à exploração diamantífera, iniciada com a chegada dos primeiros aventureiros no Vale do Rio Café.

Em 1922, instalou-se uma Agência Postal na Vila de São Vicente. O Decreto nº. 818, de 02 de julho de 1928, reservou área de 3.600 ha. para formação de um patrimônio.

No ano de 1933, o Decreto nº. 222 elevou o lugar à categoria de distrito. A Lei Estadual nº. 660, de 10 de dezembro de 1953, criou o município com denominação de Alto Garças. O termo Alto Garças faz referência ao fato do rio Garças ter as suas nascentes dentro do território municipal.

Distrito criado com a denominação de São Vicente de Bonito, pelo decreto-lei nº 222, de 03-02-1933, subordinado ao município de Santa Rita do Araguaia.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Lajeado o distrito de São Vicente de Bonito.

Pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938, o distrito de São Vicente de Bonito passou a denominar-se São Vicente, sob o mesmo decreto foi transferido do município de Lajeado para Alto Araguaia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Vicente figura no município de Alto Araguaia.

Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, o distrito de São Vicente passou a denominar-se Alto Garças.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alto Garças, pela lei estadual nº 660, de 10-12-1953, desmembrado de Alto Araguaia. Sede no antigo distrito de Garças. Constituído de 2 distritos: Alto Garças e Cafelândia do Leste Mato-grossense. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Alto Garças e Cafelândia do Leste Mato-grossense.

Pela lei estadual nº 3967, de 05-12-1977, o distrito de Cafelândia do Leste Mato-grossense é extinto, passando seu território a pertencer ao distrito sede de Alto Garças.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
São Vicente de Bonito para São Vicente, alterado pelo decreto-lei estadual nº 208, de 26-10-1938.

São Vicente para Alto Garça, alterado pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943.