Acorizal

História de Acorizal - MT

Acorizal
Mato Grosso - MT

A povoação do município surgiu à sombra da mineração. Tão logo deram de rarear as catas fáceis, praticamente colhidas a mão, e julgaram-nas as manoplas implacáveis do fisco, verificou-se a deserção em escala perigosa dos habitantes do Arraial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. A maioria em busca de novas minas promissoras, outros, no entanto, menos aventureiros ou de índole agrária, enveredaram-se pelas margens do Rio Cuiabá acima e seus afluentes, na tentativa de real fixação ao solo, através do cultivo de bens de consumo que a vila se mostrava desprovida.

Estes foram, possivelmente, os primeiros moradores do atual Município de Acorizal. Teve assim o município, ao contrário de outros vizinhos, origem essencialmente agrícola, transplantando para as suas propriedades a cana-de-açúcar, introduzida por Antonio da Silva Lara.

Distrito criado com a denominação de Brotas, pelo decreto nº 30, de 26-08-1833, no município de Cuiabá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Cuiabá o distrito de Brotas.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o distrito de Brotas permanece no município de Cuiabá.

Pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943, o distrito de Brotas passou a denominar-se Acorizal.

No quadro fixado para vigorar no período de 1949-1953, o distrito de Acorizal permanece no município de Cuiabá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Acorizal, pela lei estadual nº 691, de 12-12-1953, desmembrado de Cuiabá. Sede no antigo distrito de Acorizal. Constituído de 3 distritos: Acorizal, Engenho e Jangada, todos desmembrados do município de Cuiabá. Instalado em 30-06-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Acorizal, Engenho e Jangada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 5051, de 11-09-1986, desmembra do município de Acorizal o distrito de Jangada. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 5043, é criado o distrito de Baús e anexado ao município de Acorizal.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 3 distritos: Acorizal, Baús e Engenho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Brotas para Acorizal, alterado pela lei estadual nº 545, de 31-12-1943.