Taquarussu

História de Taquarussu - MS

Taquarussu
Mato Grosso do Sul - MS

A existência de grande número de propriedades rurais com pequenas demarcações, na região, levaram seus moradores a erguer um povoado. Benedito Machado, Manoel Antônio Marciano Cordeiro, Miguel Araújo e Bruno Tribelli, lotearam suas propriedades para a implantação do novo povoado.

Com a colaboração de Valero Nunes de Souza que elaborou a planta da nova comunidade. Em 1963, Antônio Rodrigues, estabeleceu a primeira casa comercial. Elevada a distrito pela Lei nº 3.708 de 24 de maio de 1976 e o município pela Lei nº 76, de 12 de maio de1980. Comemora-se no dia 12 de maio sua emancipação política.

Distrito criado com a denominação de Taquarussu, pela Lei Estadual nº 3708, de 24-05-1976, subordinado ao município de Batayporã.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Taquaruss figura no município de Batayporã.

Elevado à categoria município com a denominação de Taquarussu, pela Lei Estadual nº 76, de 12-05-1980, desmembrado do município de Batayporã.

Sede no atual distrito de Taquarussu. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-06-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.