Laguna Carapã

Mato Grosso do Sul

História de Laguna Carapã - MS

Laguna Carapã significa "lagoa torta", nome guarani, dado pela grande lagoa que existe na região, que agora não está tão grande como era. O municipio de Laguna Carapã é bastante destacado tanto na parte de agricultura, quanto na parte comercial.

Distrito criado com a denominação de Laguna Carapã em 1958, como distrito de Ponta Porã. Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O município foi criado em 1992, desmembrado do município de Ponta Porã.

Distrito criado com a denominação de Laguna Carapã pela Lei Estadual nº 1.163, de 20-11-1958, subordinado ao município de Ponta Porã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Laguna Carapã figura no município de Ponta Porã. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Laguna Carapã pela Lei Estadual nº 1.261, de 22-04-1992, sendo desmembrado do município de Ponta Porã. Sede no atual distrito de Laguna Carapã. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1999 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial data de 2015.