Costa Rica

História de Costa Rica - MS

Costa Rica
Mato Grosso do Sul - MS

Em 1958, após a conclusão de uma ponte sobre o rio Sucuriú que ligou as fazendas Imbirussú e São Luiz, restou uma casa que servia de abrigo para os trabalhadores. Nela alojou-se Antônio Nogueira, com um pequeno comércio. José Ferreira Costa, de Nioaque, proprietário da Fazenda Imbirussú, resolveu implantar um povoado, destinando uma área de 236.098 hectares para loteamento e teve surpreendente aceitação. Foi elevada a distrito pela Lei nº 2.132, de 21 de janeiro de 1964 e o município criado pela Lei nº 76, de 12 de maio de 1980. Comemora-se no dia 12 de maio, sua emancipação política.

Gentílico: costa-riquense

Distrito criado com a denominação de Costa Rica, pela lei estadual nº 2132, de 21-01-1964, subordinado ao município de Camapuã.

Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o distrito Costa Rica figura no município de Camapuã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-01-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Costa Rica, pela lei estadual nº 76, de 12-05-1980, desmembrados dos municípios Camapuã, Cassilândia, Paranaíba, Coxim e Água Clara. Sede no antigo distrito de Costa Rica no município de Camapuã. Constituído de 3 distritos: Costa Rica, Baús e Paraíso. Formando de parte do distrito de Alto Sucuriú, do município de Água Clara; parte de Baús, do município de Cassilândia (área remanescente incorporada ao distrito de Indaiá do Sul, em Cassilândia): Parte de Coxim, do município de Coxim, parte do Paraíso, do município de Paranaíba (Área Remanescente incorporada ao distrito de Indaiá Grande em Paranaíba; partes de Camapuã e Figeueirão e todo o distrito de Costa Rica, de Camapuã. Instalado em 17-06-1981.

Em divisão territorial datada de 01-07-1983, o município é constituído de 2 distritos: Costa Rica e Baús.

Atualmente o município é constituído de três distritos: Costa Rica, Baús e Paraíso.