Vargem Grande Do Rio Pardo

História de Vargem Grande Do Rio Pardo - MG

Vargem Grande do Rio Pardo
Minas Gerais - MG

O município de Vargem Grande do Rio Pardo antigamente servia de passagem para os romeiros que iam a cavalo, mulas e carros de boi para Bom Jesus da Lapa - BA.. Além de ser região ,onde muitas das vezes se refugiavam pessoas-(famílias inteiras) vindas de outras partes de Minas-(Norte) e da Bahia pelos mais diversos motivos, inclusive por motivos de cangaceiros, revoltosos e pistoleiros, etc, que constituíram a base primitiva das primeiras famílias que se estabeleceram e começaram o povoamento e as demarcações de terras, territórios.

O processo de emancipação municipal de Vargem Grande do Rio Pardo ocorreu em 21/12/1995.

Distrito criado com a denominação de Vargem Grande do Rio Pardo (ex-povoado de Vargem Grande), pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, subordinado ao município de Rio Pardo de Minas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Vargem Grande do Rio Pardo figura no município de Rio Pardo de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vargem Grande do Rio Pardo, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Rio Pardo de Minas o município de Guia Lopes. Sede no antigo distrito de Vargem Bonita. Constituído do distrito sede. 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o distrito de Vargem Grande do Rio Pardo figura no município de Rio Pardo de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

.