Três Marias

História de Três Marias - MG

Três Marias
Minas Gerais - MG

A cidade de Três Marias não foi planejada. As primeiras residências foram construídas em lugares impróprios, sem alinhamento, com a finalidade de abrigar os operários da construção da Barragem/Usina Hidrelétrica, pessoas do comércio e os fazendeiros que já residiam na região.

A Barragem/Usina Hidrelétrica de Três Marias, pelo seu potencial hidrelétrico, tornou-se conhecida em todo Brasil, mas poucos conheciam a cidade Barreiro Grande. Durante treze anos, o nome da cidade foi Barreiro Grande, o que não agradava à população local.

Na administração Municipal de Dano Soares, em 1975, foi encaminhado um Projeto de Lei à Câmara Municipal e organizado um abaixo-assinado com a maioria dos eleitores do município para a mudança toponímica de Barreiro Grande para Três Marias.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Barreiro Grande, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, com terras desmembradas do distrito de Andrequicé pertencente ao município de Corinto. Sede no atual distrito de Barreiro Grande (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: Barreiro Grande e Andrequicé. Instalado em 01-03-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XXII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Barreiro Grande e Andrequicé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela lei estadual nº 6756, de 17-12-1975, o município de Barreiro Grande tomou a denominação de Três Marias.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos Três Marias e Andrequicé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Alteração toponímica municipal

Barreiro Grande para Três Marias, alterado pela lei estadual nº 6756, de 17-12-1975.