Madalena

Ceará

História de Madalena - CE

Madalena Ceará - CE

A cidade foi originada de uma doação feita pelo Senhor Antônio Costa Vieira, que veio de Mombaça trazido pelo Senhor Major João Bernardo no ano de 1840. Anos depois as terras foram herdadas pelo Senhor Augusto Vieira onde edificou a primeira casa, construiu a primeira escola e fez doação para construção da primeira igreja que tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição Tempos depois Salvino de Pinho, um comerciante que muito trabalhou por Madalena, construiu várias casas e doou terreno para a construção da casa paroquial e Igreja Matriz.

O município é cortado pela Rodovia Fortaleza Brasilia (BR-020). A cidade está situada à margem esquerda do Riacho Barrigas, um dos formadores do Rio Quixeramobim e que toma o nome de Madalena ao passar pela cidade.

Gentílico: madalense

Distrito criado com a denominação de Madalena , pela lei nº 1153, de 22-11-1951, subordinado ao município de Quixeramobim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Madalena permanece no município de Quixeramobim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Madalenam, pela lei estadual nº 6376, de 01-07-1963, desmembrado de Quixeramobim. Sede no antigo distrito de Madalena. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, é extinto o município de Madalena, sendo seu território anexado ao município de Quixeramobim, como simples ditrito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Madalena permanece no município de Quixeramobim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Madalena, pela lei estadual nº 11274, de 23-12-1986, desmembrado de Quixeramobim. Sede no antigo distrito de Madalena. Constituído de 2 distritos: Madalena e Macaóca. Instalado em 01-01-1989. Sob a mesma lei município de Madalena adquiriu área do extinto distrito de Pirabibu.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 2 distritos: Madalena e Macaóca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.