Senhora Do Porto

História de Senhora Do Porto - MG

Senhora do Porto
Minas Gerais - MG

Em 1750, um padre e um português, saindo da cidade do Serro, estabeleceram-se no local onde hoje se encontra o município, atraídos pela terra fértil , pelo ouro e pedras preciosas ali existentes. Instalaram-se em um rancho e, ao lado dele, mandaram edificar uma capela
Bandeirantes, tropeiros, desbravadores e garimpeiros foram ficando por ali, sentindo a mesma atração que motivou os primeiros habitantes, e levantaram novas construções em volta da capela.

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Porto de Guanhães, pela lei provincial nº 778, de 30-05-1856, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Conceição do Sêrro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Nossa Senhora do Porto de Guanhães figura no município de Conceição do Serro.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o município de Conceição do Sêrro passou a denominar-se simplesmente Conceição e o distrito de Nossa Senhora do Porto de Guanhães, foi transferido do município de Conceição (ex-Conceição do Serro) para o município de Guanhães com a denominação de Porto de Guanhães.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Porto de Guanhães figura no município de Guanhães.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, o distrito de Porto de Guanhães tomou a denominação de Senhora do Porto e foi transferido do município de Guanhães para constituir o novo município de Dom Joaquim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Senhora do Porto figura no município de Dom Joaquim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Senhora do Porto, pela lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Dom Joaquim. Sede no antigo distrito de Senhora do Porto. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Em divisão territorial datada de 2004, o município é constituído de 2 distritos: Senhora do Porto e São José do Jacaré.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Nossa Senhora do Porto de Guanhães para Porto de Guanhães, alterado pela lei estadual nº 843, de 07-09-1823.

Porto de Guanhães para Senhora do Porto, alterado pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12- 1938.