São José Da Safira

História de São José Da Safira - MG

São José da Safira
Minas Gerais - MG

A povoação da região remonta ao final do seculo XIX e começo do século XX, em terras então pertencentes ao Município de Peçanha e ao Distrito de Santa Maria do São Félix, hoje Santa Maria do Suaçuí.

Os primeiros moradores chegaram ao local em 1895, atraídos pelas terras férteis e pela riqueza das pedras preciosas. Conta a tradição local que Joaquim Gomes da Silva e mais três companheiros ocuparam a margem direita do córrego Safirão, derrubando matas e construindo barracas.

Dez anos depois, em 1905, fizeram as demarcações do futuro povoado, e ergueram uma Casa de Oração. O primeiro nome do povoado foi Colosso, devido à fertilidade e riqueza das terras.

O nome São Jose da Safira foi uma homenagem ao Santo Padroeiro do lugar e à serra onde foi descoberta uma grande quantidade destas pedras preciosas.

Gentílico: safirense

O povoado de Colosso foi elevado à categoria de distrito pela Lei nº 1.039, de 12/12/1953, pertencente ao Município de Santa Maria do Suaçuí.

Emancipou-se pela Lei nº 2.764, de 30/12/1962, tornando-se município, com o topônimo de São Jose da Safira
O município de São José da Safira é formado pelo distrito Sede.