Maravilha

Alagoas

História de Maravilha - AL

Maravilha Alagoas - Al

O topônimo original de Maravilha foi Cova de Defuntos, pois existia no local uma grande cova onde eram sepultados os mortos da violência epidêmica de cólera que anlutou milhares de famílias no nordeste, naquela época.

Passou pelo lugarejo, um sacerdote e visitando a localidade, exclamou:
- Este lugar ainda será uma maravilha!Sua expressão foi gravada entre os habitantes do povoado e serviu mais tarde para dar nome
à cidade. Seu povoamento deve-se a Domingos Gomes e a manoel Damião de Carvalho.

Gentílico: maravilhense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Santana do Ipanema o distrito de maravilha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Maravilha, pela lei estadual nº 2102, de 15-07-1958, desmembrado de Santana do Ipanema. Sede no antigo distrito de Maravilha. Constituído do distrito sede. Instalado 02-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.