São João Do Oriente

História de São João Do Oriente - MG

São João do Oriente
Minas Gerais - MG

Integrante da microrregião econômica Mata de Caratinga, com uma área territorial de 90 Km² cortada pelo Ribeirão Santo Estevão afluente do Rio Doce, tem na agropecuária, agroindústria e fábricas de cerâmica os pontos de sustentação de sua economia.

Antigo povoado do município de Caratinga, foi também distrito de Iapú, e obteve sua emancipação político-administrativa pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962.

Com o fim do Ciclo do Ouro, a atração passa a ser a terra boa para lavoura e pecuária. Assim, por volta de 1849, novos povoados começam a se formar. Neste período, surge o povoado de Caratinga, ponto de partida para o prosseguimento da colonização da área. São João do Oriente e Santo Estevão eram dois povoados do município de Caratinga.

Gentílico:

Em 1923, Santo Estevão foi elevado a distrito com o nome de Boacha. Em 1925, a sede e o nome do distrito são transferidos para São João do Oriente. Três anos depois, a sede do distrito volta para Santo Estevão, conservando-se o nome. Dez anos depois, Santo Estevão emancipa-se com o nome de Iapú, e São João do Oriente passa a ser um de seus distritos. Em 1962 São João do Oriente torna-se município.