São Gonçalo Do Sapucaí

História de São Gonçalo Do Sapucaí - MG

NOTAS HISTÓRICAS:
Atraídos pelas minas de ouro que tomaram os nomes de Ouro Fala e Santana do Sapucaí, os bandeirantes Bento Correia de Melo, Francisco Bento Lustoza e Dionísio da Fonseca Reis chegaram a região, por volta de 1.740, na fase aurífera do Brasil-Colônia, iniciando a povoação. O povoado expandiu-se e no "Ciclo do Ouro" as minerações antigas, a cargo de companhias francesas, colocaram a região em evidência merecendo, inclusive, a visita da Princesa Isabel e do Conde D`Eu, que chegou a ser proprietário de terras de mineração no município.

Cidade histórica, ligada à Inconfidência Mineira, pois ali residia e era proprietário de terras de mineração o Inconfidente Alvarenga Peixoto. Após a prisão e ao confisco dos bens do Inconfidente, sua esposa, Bárbara Heliodora, passou a residir no Arraial. A cidade guarda os restos mortais daquela que foi considerada a Heroína da Inconfidência Mineira, falecida em 24 de maio de 1.819.

Passada a fase aurífera e exauridas as minas a agropecuária passou a ser a principal atividade desenvolvida na região, destacando-se a cafeicultura e a produção de leite.

O primitivo nome do Povoado foi São Gonçalo da Campanha do Rio Verde. Em 1.743 foi elevado à categoria de arraial. Passou a denominar-se São Gonçalo do Sapucaí em 1.880.

O topônimo do município faz referência ao santo Padroeiro da Cidade, acrescentando-se a ele o nome do rio Sapucaí, que passa na localidade.

GENTÍLICO: Sãogonçalense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O distrito foi criado em 19 de outubro de 1.878, pela Lei Provincial n.º 2.454 e o Município, em 03 de janeiro de 1.880, pela Lei Provincial n.º 2.556.

Na ocasião, figurou com os distritos de São Gonçalo do Sapucaí (Sede), Paredes do Sapucaí, Retiro, Santa Isabel e Volta Grande. Atualmente, compõem-no os distritos de: São Gonçalo do Sapucaí (Sede), Ferreiras e Ribeiros.

A comarca foi criada em 27 de julho de 1.889. Atualmente, é de 2ª entrância e sua jurisdição abrange os termos de São Gonçalo do Sapucaí, Careaçu, Cordislândia, Heliodora e Turvolândia.