São Geraldo Do Baixio

História de São Geraldo Do Baixio - MG

São Geraldo do Baixio
Minas Gerais - MG

O fundador do patrimônio onde hoje se localiza o Município de São Geraldo do Baixio foi Messias Gonçalves de Oliveira que, por volta de 1928, comandou expedições à região, enfrentando dificuldades típicas da mata fechada. Após a revolução de 1932, o fundador passou a ser conhecido como Capitão Messias, graças à sua corajosa participação no conflito.

Após sua fixação definitiva na região, tornou-se proprietário de grande quantidade de terras, inclusive fazendo a doação de 25 alqueires para a fundação do povoado, que recebeu o nome de São Geraldo, santo de devoção do Capitão Messias. Pelo fato de o mesmo estar localizado em um vale cercado de colinas, acrescentou-se "do Baixio".

Distrito criado com a denominação de São Geraldo do Baixio, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, é criado com terras desmembradas do distrito de Ponta do Norte e anexado ao município de Galiléia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Geraldo do Baixio figura no município de Galiléia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Geraldo do Baixio, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Galiléia. Sede no antigo distrito de São Geraldo do Baixio. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Pela lei nº 196, de 09-06-2003, é criado o distrito de Conceição das Laranjeiras e anexado ao município de São Geraldo do Baixio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.