São BrÁs Do Suaçuí

Minas Gerais

História de São BrÁs Do Suaçuí - MG

Por volta de 1713, alguns portugueses que demandavam São João Del Rei se detiveram em São Brás edificando uma igreja, em torno da qual surgiram as primeiras moradias com alicerces de pedras e paredes de pau-a-pique, cobertas de telhas curvas.

A região foi desbravada pelas primeiras Bandeiras que demandavam o interior das Minas Gerais, logo depois da célebre expedição de Fernão Dias. Por volta de 1713, no mesmo local onde hoje se encontra a sede do Município, foi doada uma sesmaria de uma légua quadrada a José Machado Castanho, assinando a doação D. Brás Baltasar da Silveira, no dia 22 de dezembro.

GENTÍLICO: Suaçuiense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Até 1832, o povoado subordinou-se à freguesia de Congonhas, quando então passou para a jurisdição de Brumado (hoje Entre Rios de Minas) que naquela data era também elevado à freguesia.

A Lei Estadual Nº 1039 de 12 de dezembro de 1953 elevou-o a status de Município.

O Município é composto de um único distrito que é São Brás do Suaçuí.

São Brás do Suaçuí está subordinado juridicamente à comarca de Entre Rios de Minas.