Santo Antônio Do Jacinto

História de Santo Antônio Do Jacinto - MG

Santo Antônio do Jacinto
Minas Gerais - MG

Os primitivos habitantes do atual município foram emigrantes de outras regiões mineiras e também baianas, que lá se estabeleceram com o intuito de desenvolver a agricultura. Em 1934, os Srs. Altino Trindade, Antônio José Ferreira, Teodoro Ferreira de Queirós, José Cascalho dos Santos, Clemente Rocha Bandeira e José Adrião Bandeira, resolveram fundar um povoado a que logo deram o nome de Santo Antônio, por ser santo de devoção dos fundadores.

A fertilidade das terras e a salubridade do clima atraíram novos moradores e o pequeno povoado cresceu vertiginosamente, sendo elevado a distrito em 1949 e a município em 1963.

O topônimo originou-se de homenagem ao santo de devoção dos fundadores, completado com o nome do município a que pertencia o povoado na época de sua fundação, ou seja Jacinto.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Jacinto (ex-povoado de Santo Antônio), pela Lei nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Jacinto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Santo Antônio do Jacinto figura no município de Jacinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Antônio do Jacinto, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Jacinto
Sede no antigo distrito de Santo Antônio do Jacinto. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Catajás (ex-povoado) e anexado ao município de Santo Antônio do Jacinto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Antônio do Jacinto e Catajás.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.