Santana Dos Montes

História de Santana Dos Montes - MG

Um dos primeiros povoadores da região foi Antônio Quirino, que deixou uma das expedições portuguesas acampadas em Itaverava explorando extração de ouro no século XVIII. Ali instalou-se no local hoje denominado "Fazenda Velha", às margens do Ribeirão Fonte Limpa, dedicando-se à exploração agrícola, devido a grande fertilidade de suas terras.

Com a divulgação da qualidade dos terrenos, muitas outras famílias para ali se dirigiram e dedicaram-se à agricultura, tendo pouco tempo depois erigido uma igreja, à qual dedicaram o orago de "Senhora de Santana", cujo interior tem quadros pintados pelo célebre Ataíde.

A primeira grande casa construída e ainda existente pertence atualmente a herdeiros de Aristides de Araújo Teixeira, denominada Fazenda da Posse.

A origem do nome do município está na veneração que o povo tinha à Senhora de Santana, sua padroeira, e aos muitos morros que circundam o município, formando uma cadeia de montanhas, em formato de um chapéu.

GENTÍLICO: Santanenses.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O Distrito foi criado em 1840, pela Lei Estadual Nº 184, com a denominção Santana do Morro do Chapéu, pertencente ao termo de Queluz ( hoje Conselheiro Lafaiete).

A Lei 2085, de 24/12/1874 elevou-o à categoria de freguesia. A Lei Nº 843, de 7 de Setembro de 1923 mudou sua denominação para Morro do Chapéu.

O Decreto-lei Nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, alterou sua denominação para Catuá.

A Lei Nº 336, de 17 dezembro de 1948 alterou, mais uma vez, sua denominação para Santana dos Montes.

A Lei Estadual Nº 1039 de 12 de dezembro de 1953 elevou o povoado de Joselândia (ex São José do Carrapicho) a distrito.

Em 30 de dezembro de 1962, pela Lei Nº 2764, foi elevado à categoria de Município, desmembrando-se de Conselheiro Lafaiete.

O Município é composto de dois distritos: Santana dos Montes e Joselândia.