Santa Vitória

História de Santa Vitória - MG

Santa Vitória
Minas Gerais - MG

Os primitivos ocupantes da região onde se localiza o município foram os índios caiapós, dos quais, nenhum vestígio digno de nota ficou. Quando aos brancos que aí se estabeleceram, consta ter sido o primeiro deles Manoel Joaquim Alves, vulgo Paranaiba, natural de São Thomé das Letras, que se tornou grande latifundiário no Ribeirão de São Jerônimo Grande. , José Joaquim Alves Paranaíba (filho de Manoel Joaquim), Salustiano caixeta, Bermínio de Souza Lima, José Américo, Oscar Bernardes, Pedro mariano, José Luís Pereira, João Nunes de Souza, João crisóstomo de souza Lima, Silvéria Ana do Prado, D. Maria Romana Queiroz, Joaquim da Silva Coelho, entre outros.

Manoel Joaquim Alves doou terreno para patrimônio de uma capela a ser edificada, tendo como orago Nossa Senhora das Vitórias da Batalha de Lepanto, a batalha decisiva entre as forças cristãs e as do crescente. Daí a denominação de Capela de Santa Vitória, quando a mesma foi ultimada pelo filho do doador. Além de construída a capela, José Joaquim Alves Paranaiba, filho de Manoel Joaquim Alves, chamou o agrimensor Emídio Marques do Prata para medição e demarcação do terreno doado.

Em 1898, foi inaugurado o cemitério; em 1904, promove-se um mutirão orientado por Padre Ângelo, para a abertura de um canal de irrigação que levou água do córrego do Boi, afluente do Paranaíba, às proximidades do cemitério, onde se ergueu, ou se reergueu um cruzeiro, em torno do qual se iniciou o núcleo que deu origem ao povoado, mais tarde cidade de Santa Vitória e sede do município do mesmo nome.

Em fevereiro de 1905 foi celebrada a primeira missa campal pelos padres Cônego Ângelo e Dom Eduardo. Em 1913 funcionou a primeira escola pública - primária, tendo como primeira professora nomeada D. Isabel Bastos, esposa do Sr. Floriano Bastos. Nesse ano foram também traçadas as primeira ruas

Distrito criado com a denominação de Santa Vitória, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Ituiutaba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Santa Vitória figura no município de Ituiutaba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Vitória, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Ituiutaba. Sede no antigo distrito de Santa Vitória. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, foram criados os distritos de Chaveslândia e Perdilândia e anexado ao município de Santa Vitória.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Santa Vitória, Chaveslândia e Perdilândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.