Santa Rita De Minas

História de Santa Rita De Minas - MG

H I S T Ó R I A

A História Santa-ritense pode ser dividida em três etapas distintas: Vila de Santa Rita, Distrito de Santa Rita e cidade de Santa Rita de Minas. A primeira tem seu marco inicial com a construção, em 1894 de uma igreja de madeira nas terras doadas pela Sra. Rita Caetano Viana, devota de Santa Rita de Cássia, que antes de falecer pediu total devoção à Santa. A construção da Igreja se fez pelas mãos de Maximiano Barbosa, Gregório Viana, Josefina Vieira e da própria doadora.Em 1945, o Coronel Galdino Pires fundou a Escola de Santa Rita que teve como primeira diretora a Senhora Jupira Pena Foly e as primeiras professoras as senhoras Isabel e Joana Cardoso. Em 1948 passou a chamar-se Escolas Reunidas Josefina Vieira e em 1954 tornou-se Grupo Escolar para mais tarde em 1974 receber o nome atual: Escola Estadual Josefina Vieira A fase intermediária começa após a instalação do cartório, por intermédio do Sr. Galdino Pires, quando foi instalado o cartório e criado o distrito de Santa Rita, pela lei nº336 de 07 de dezembro de 1948. Politicamente a figura mais importante do distrito foi o Coronel Galdino Pires, inicialmente militante do PR- Partido Republicano. Após a Revolução de 1930, passou para o Grupo governista indo mais tarde para o PSD de Getúlio Vargas. Ao falecer em 1956, Galdino Pires, deixou sua marca através do Grupo escolar, da Igreja matriz, da iluminação Elétrica, da banda de música, do cartório e do Atual estádio de futebol. Economicamente Santa Rita começou a se desenvolver após o inicio da 2ª Guerra Mundial, quando foram iniciadas as obras da BR-116 em 1939, devido ao emprego maciço da mão-de-obra desqualificada. Instalando muitas pessoas a frente de trabalho da construção. Este fator dinamiza o povoamento com benefícios vindos com a introdução da BR116. Na década de 70, o distrito investiu sobremaneira na monocultura cafeeira, que de certa forma trouxe algumas melhorias pra a região e a população passou a reivindicar maior assistência social e melhores condição de vida, e em 1991 já funcionava cartório de paz, posto de saúde, posto policial, serviço telefônico e correios. Entretanto tais benefícios não atendiam toda a comunidade e na tentativa de melhorar esta realidade é que deu inicio ao processo de Emancipação. O município de Santa Rita de Minas, na ultima etapa de sua história foi criado pela Lei Estadual nº10.704 de 27 de abril de 1992,após uma incansável batalha de um grupo de santa-ritenses, posteriormente denominadosPioneiros da Emancipação, cujos nomes destacamos:Albino Batista da Cruz, Amédis Germano dos Santos, Auta Thomaz Cardoso, Ilton Rosa de Freitas, Joaquim Batista Rodrigues, João Batista Guimarães,João Corrêa de Faria, José Isidro Filho, Marco Aurélio de Matos, Nirto Pires do Amorim, Osmany Lanito da Silva, Pedro Rodrigues Valente e Ronaldo Dutra de Faria. O Município de Santa Rita de Minas teve como seu primeiro dirigente um intendente, o sociólogo Amédis Germano dos Santos, designado pelo governador do estado em 01 de agosto de 1992. Em 03 de outubro de 1992, foi realizada a primeira eleição municipal. Nela foram eleitos Ilton Rosa de Freitas e José Isidro Filho, prefeito e vice-prefeito respectivamente. Nas eleições municipais de 1996, foram eleitos prefeito Adão Xavier Cimini e vice-prefeito João Batista Guimarães, compondo o segundo mandato, mas em 30 de outubro de 1997 o prefeito Adão Xavier Cimini veio a falecer após dez meses de mandato e ocupou o seu lugar o vice João Batista Guimarães que foi reeleito em 2000 tendo como vice Joaquim Soares de Oliveira. A eleição de 2004 trouxe de volta o Prefeito Ilton Rosa de Freitas e desta vez com a vice Norma Vilma Eller Isidro assumindo o cargo até 2008. Após a emancipação a população viu sua qualidade de vida melhorar, as administrações municipais de 1992 até a presente data tem feito obras de infra-estrutura, melhorias na educação e investimentos em saúde além do desenvolvimento de todos os setores e o objetivo dos administradores e do povo santa-ritense é continuar a incansável busca pela evolução e progresso de toda a comunidade.