Santa Rita De Caldas

História de Santa Rita De Caldas - MG

No chamado "ciclo do ouro" da história de Minas, das Entradas e Bandeiras, o atual Município de Santa Rita de Caldas foi atravessado pela Estrada fixada na Carta Geográfica do Itinerário feito pelo governador Luiz Diogo Lobo da Silva, 1764 -ligando as duas cidades do "ciclo do ouro" -Cabo Verde e Ouro Fino-que passava próximo a atual cidade.

Com o esgotamento das aluviões auríferas, o povo da Capitania, que até então se preocupava com a busca de "minas", passou a interessar-se pelos campos de criação de gado.

O primeiro povoador a se instalar no município foi Veríssimo João de Carvalho, no local a que denominava "Gineta", ali se estabelecendo a primeira fazenda. O primeiro posseiro da região onde se acha a cidade foi o auferes Antônio José Rodrigues, casado com Tereza Maria de Freitas, filho de Antônio Gomes de Freitas, fundador da cidade de Caldas.

O aparecimento do arraial primitivo - a exemplo do que aconteceu com quase todas as cidades de Minas Gerais -desenvolveu-se em torno da primeira capela. Assim, foi em 1852 que os já numerosos habitantes da região esboçaram um importante movimento no sentido de criar uma nova localidade. Embora já houvesse no local uma ermida de Santa Rita, resolveram os moradores do lugar oficializar a devoção a Santa Rita de Cássia com a edificação da capela dedicada a ela. A capela ficou pronta em 1856. A paróquia, entretanto, só foi canonicamente promovida em 1871, mediante Provisão da autoria eclesiástica datada de 30 de janeiro de 1871. Por essa ocasião contava já o povoado 60 casas.

Formação administrativa: Em 1861, a 16 de outubro, o povoado começa sua vida civil, pois, foi nesse dia que o governo da Província, pela lei nº 1.103, a elevou a distrito de paz e em 1868 o Distrito de Santa Rita de Cássia do Rio Claro foi criado através da Lei Provincial nº 1581, de 22 de julho de 1868, confirmada pela Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891. A Lei Estadual de nº 513, de 11 de outubro de 1909, auterou-lhe o topônimo para Santa Rita de Caldas. Pelo disposto do Decreto-Lei Estadual de nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, criou-se o município de Santa Rita de Caldas.

A população apresentou crescimento vagaroso até 1943, e daí evoluiu muito, por motivo de sua emancipação administrativa.

A atividade econômica do município aumentou, tomando-se por base a abertura de novas estradas de rodagens, que atingiram a região, a sua indústria, comércio e lavoura e fizeram surgir novos horizontes para sua expansão e progresso.

Gentílico: Santarritense