Santa Helena De Minas

História de Santa Helena De Minas - MG

Santa Helena de Minas
Minas Gerais

Pela lei estadual nº 6.769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Balbinópolis ,cuja origem do nome veio da esposa do Sr. fundador do povoado dos Bertos, atualmente Bertópolis, Sr. Balbina Gonçalves, antes conhecido como Santa Helena.Que veio a pertencer ao município de Bertópólis.

Pela lei estadual nº 10.704, de 27-04-1992, desmembra do município de Bertópolis, o distrito de Balbinópolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Helena de Minas.

Emancipou-se em 1995, através da Lei 12.030, de 21 de dezembro de 1995. Tem uma área de 277,9 Km². Sua economia esta baseada na pecuária, gado bovino de corte e leite, e na agricultura predomina o plantio das lavouras de mandioca, feijão e milho por pequenos agricultores e para suas subsistências.

Gentílico: Santelenisse