Pratinha

Minas Gerais

História de Pratinha - MG

A tradição oral não guarda a data exata em que teriam surgido os primeiros desbravadores dessa região.

Sabe-se que em meados do Século XIX, em território pertencente a Araxá, surgiu o povoado de Santo Antônio da Pratinha. Segundo registros históricos, teve como um dos primeiros moradores, José Pedro Lara.

Filho de Leandro Rodrigues Provença Lara, José Pedro construiu em Santo Antônio da Pratinha três igrejas: a de Santo Antônio, a de Nossa Senhora do Rosário e a de Santa Cruz.

A importância da construção das igrejas neste período deve-se ao fato de serem os marcos do início de um povoamento que deu origem ao município.

Segundo lendas populares, existia na região uma senhora que possuía uma fazenda, onde os tropeiros que iriam visitar D. Beja em Araxá pediam hospedagem. Em troca, ela pedia apenas que eles deixassem algumas pratinhas, fazendo com que o local ficasse conhecido como senhora das pratinhas. Daí, derivou-se o nome Pratinha.

Já segundo o relato histórico, em 1938, o nome foi abreviado para Pratinha devido à existência de uma fonte de aparência prateada nas proximidades da cidade.

Pratinha pertenceu à Araxá, por quase setenta anos, mais tarde passou a ser distrito de Ibiá e finalmente, na última revisão, de Campos Altos.

Ao longo dos anos, Santo Antônio da Pratinha teve vida econômica e importância decisiva na região. Desde o início, a agricultura e a pecuária foram as principais ocupações dos habitantes.

A emancipação de Pratinha foi uma conquista histórica, com a Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembrando de Campos Altos.

Gentílico: Pratinhense

Formação Administrativa:

Antigo povoado do município de Araxá, Santo Antônio da Pratinha foi elevado a Distrito de Paz em 30-05-1853, com a Lei nº 623.

Em 1871, foi elevada a Freguesia, que era uma subdivisão da então Província de Minas Gerais, e se integrava ao Município de Araxá.

Em 1897, foi criado o Cartório de Paz e Notas.

Em 1923, com Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, com a criação do Município de Ibiá, passou a pertencer àquele Município.

Pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938, Santo Antônio da Pratinha tem a sua denominação abreviada para Pratinha, devido à existência de uma fonte de aspecto prateado em suas proximidades.

Pelo Decreto Estadual nº 1.058, de 31-12-1943, Pratinha deixa de pertencer a Ibiá para formar a um novo município de Campos Altos.

Pela Lei nº 336, de 27-12-1948, foi emancipado à condição de município, desmembrando-se de Campos Altos.

Alteração toponímica distrital

Santo Antônio da Pratinha para Pratinha alterado, pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938