Pingo D`Água

História de Pingo D`Água - MG

Pingo d`Água
Minas Gerais - MG

No final do século XVIII, fugindo da perseguição da Coroa, vários envolvidos na célebre Conjuração Mineira desceram de Ouro Preto, Barbacena, Prados e Diamantina e, na busca de um lugar onde pudessem sobreviver, embrenharam-se mata adentro, em terras que hoje constituem o município de Piau.

Integravam este grupo, dentre outros, Francisco José da Silva (tio de Tiradentes), João Eduardo Rodrigues Vale, João Lopes de Faria, João Pinto Cardoso, José Coelho de Oliveira, José Rodrigues Vale e Antônio Fernandes de São José. Os fugitivos encontraram sítio ideal para o esconderijo que buscavam numa extensa região da floresta virgem banhada por um rio que mais tarde chamaram Piau devido à grande quantidade desse peixe que encontraram em suas águas. Instalados naquelas terras, edificaram uma capela em honra do Divino Espírito Santo, dando início ao povoado, que passou a ser conhecido pelo nome de Divino Espírito Santo do Piau.

O povoado foi elevado a distrito em 1868. Pertenceu sucessivamente a Ouro Preto, Barbacena, Mar de Espanha, Rio Pomba, Juiz de Fora, São João Nepomuceno e, finalmente, Rio Novo, de 1870 a 1953, quando emancipou-se

Distrito criado com a denominação de Pingo d`Água, pela Lei Municipal nº 459, de 22-06-1994, subordinado ao município de Córrego Novo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o distrito de Pingo d`Água, figura no município de Córrego Novo.

Elevado á categoria de município coma denominação de Pingo d`Água, pela Lei Estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Córrego Novo.

Sede no atual distrito de Pingo d`Água. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.