Piedade Dos Gerais

História de Piedade Dos Gerais - MG

Piedade dos Gerais
Minas Gerais - MG

A região foi descoberta e povoada, nos tempos coloniais, não se sabe exatamente a data, por um português de nome Francisco Sobreira, juntamente com outros patrícios seus e africanos em suas andanças pelo alto do vale do Rio Paraopeba. Sobreira fixou residência no lugar denominado Santana do Paraopeba , hoje distrito de Belo Vale.

Sobreira mandou erguer capelas nos arredores do povoado, para as quais trouxe de Portugal três imagens, duas de Santana e uma do Senhor do Bonfim.

A partir dessas capelas foram surgindo os povoados que receberam denominações dos santos de sua devoção.

Assim surgiu o povoado de Nossa Senhora da Piedade que até 1840 pertencia à Paroquia de Bonfim. Quando Piedade dos Gerais estava para ser emancipada, a população logo se movimentou no sentido de escolher o nome mais apropriado para a cidade.

Existia um grupo que defendia o nome Piedade dos Gerais em homenagem à Nossa Senhora de Piedade. Um outro grupo, com idéias mais modernas, defendia o nome de Florencena, que quer dizer flor em cena; flor, no caso, representaria a cidade, que é bonita, vistosa e com grandes possibilidades de desabrochar, entrar em cena, ou seja, progredir.

Então houve um plebiscito para escolher o nome da cidade. Após a apuração ficou definido que o nome da cidade seria Piedade dos Gerais.

Gentílico: Piedadense

Formação Administrativa:

Em 03 de abril de 1840, o povoado de Piedade dos Gerais foi elevado à condição de freguesia ao ser desmembrado de Bonfim pelo então presidente da Província, Bernardo Jacintho da Veiga.

Em 25 de julho de 1923 ocorreu a simplificação oficial do então distrito de Nossa Senhora da Piedade dos Gerais para apenas Piedade dos Gerais.

Piedade dos Gerais foi desmembrada do município de Bonfim e elevada a município em 30 de dezembro de 1962, pela lei nº2764. A partir desta data, Piedade dos Gerais começa a administrar suas terras. Na oportunidade, foi nomeado o primeiro chefe do Executivo Municipal, Sr. João Batista de Carvalho.

Em 1964, os Piedadenses passam a eleger as autoridades que atuaram no Executivo e Legislativo.