Piedade De Caratinga

História de Piedade De Caratinga - MG

HISTÓRICO DE PIEDADE DE CARATINGA

O Povoado de Piedade de Caratinga, tem como marco inicial quatro famílias que chegaram e resolveram aqui morar: José Luiz Soares (fundador em 1.874), Manoel Simão, Francisco Bento e José Simões Ferreira.

Nessa época, o povoado era conhecido como Socapó. A estrada de acesso foi aberta pelo prefeito Omar Coutinho, ligando o Município de Caratinga ao Município de Ipanema.

Então foi inaugurada a primeira rua, com nome Olímpia Rocha de Oliveira. Chegaram os Sacerdotes da Ordem dos Carmelitas Descalços e construíram o Eremiterio São José, próximo à estrada do povoado.

Tínhamos, naquele tempo um campo de futebol, uma Igreja e uma pequena Escola. Mais tarde foi doada a Igreja uma imagem de Nossa Senhora da Piedade , que se tornou nossa padroeira. E foi assim que o povoado passou a se chamar Piedade.

A escolinha, construída em 1960, que então se chamava Escola Rural Típica Fed eral, foi crescendo e em 1995 passou a denominar-se E.E."Frei Carlos", em homenagem ao grande Sacerdote e Filosofo, Frei Carlos de São José (Conrado Fratini). No ano de 1991, o povoado de Piedade elevou-se a Distrito pela Lei Complementar nº 10.481 de acordo com os artigos 19 e 25 de 17/07/1991.

Município: Piedade de Caratinga emancipado pela Lei nº 12.030 de 21/12/1995, está localizada às margens da BR 116, ao Sul do Município remanescente de Caratinga. Limita-se Sul, Norte e Oeste com o Município de Caratinga e a Leste com os Municípios de Ubaporanga e Imbé de Minas. Com uma população de aproximadamente 6.000 habitantes , sendo 70% de sua população localiza no perímetro urbano. Com o Plebiscito em 22 de outubro de 1995, no ano seguinte a eleição e em 1º de janeiro de 97 a posse. Sendo o seu primeiro Prefeito José Lopes da Silva e a Câmara composta por 9 vereadores.

Educação e Cultura - 1º e 2º Graus. Entre as entidades populares destacando-se o Deptº Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Educação e esportes, Ordem de São Vicente de Paulo e as atividades sociais giram em torno das festas populares como o Jubileu , festa do mês de Maria e as festas juninas.

Caracterização: Região Leste, área de 109.22 Km², com temperatura média de 20ºC no inverno e 29ºC no verão e uma altitude de 800 m. A topografia é com relevo suave e de arruamento em fundo de vale.

Economia - Baseia-se no cultivo do café e de hortifrutigranjeiros e algumas pequenas mini-empresas como de pré-fabricados de cimento.

Transportes - Principais rodovias BR 474 que corta o Município e a Br 116.

Distancia dos principais centros:

Belo Horizonte - 310 Km

Coronel Fabriciano - 110 Km

Governador Valadares - 125 Km

Caratinga - 9 Km

Brasília - 1.100 Km

São Paulo - 890 Km

Rio de Janeiro - 405 Km

Vitória - 315 Km

Serviços - Saúde (01 Centro de Saúde; 01 PSF -Posto Saúde da Família) ; Associação São Vicente Paulo;Creche Municipal Nossa Senhora da Piedade; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros.

Bancos - Agência do Banco Bradesco, Casa Lotérica e SICOOB Credcooper e demais agencias em Caratinga.

Hospitais (Caratinga); Fórum (Caratinga).

Aniversário de Piedade: Comemora-se no dia 15 de setembro com festa.

O Município possui, saneamento básico, Copasa , Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo e em fase final Estação de Tratamento de Esgoto.