Pedra Dourada

PEDRA DOURADA - Minas Gerais - MG

Gentílico: DOURADENSE

HISTÓRICO:
Os primitivos habitantes do lugar foram os índios Purís, descendentes dos Goytacazes, tangidos do litoral para o interior devido à colonização portuguesa. O primeiro elemento branco que explorou a região e alí se fixou foi o Sr. Atílio Javarini, conforme reza a tradição oral.

A ocupação do local deveu-se ao solo propício para o cultivo do café, cujo plantio se generalizou por toda a área adjacente. As primeiras explorações datam da segunda metade do século XIX.

A denominação primitiva do lugar foi São João do Sóca. A origem deste nome decorreu-se numa época anterior à formação do povoado, quando da passagem de um grupo de viajantes. Estes observaram o trabalho de um grupo de mulheres que se dedicvam à labuta de socar grãos de café. Concidiu ter esse fato ocorrido no dia dedicado a São João Batista, associando-se a isso a denominação primitiva.

O topônimo atual tem sua origem numa enorme pedra existente nos limites deste município com o de Faria Lemos que, em virtude sua composição geológica, possui em sua parte uma coloração amarelecida que, à incidência dos raios solares, reflete uma tonalidade dourada.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O Distrito foi criado pelo Decreto-Lei n.º 148 de 17/12/1938 e incorporado ao município de Tombos. Foi elevado à condição de município pela Lei Estadual n.º 2.764 de 30/12/1962. O primeiro governo municipal foi empossado em 29/08/1963.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:
A Lei Estadual que criou o município subordinou-o à Comarca de Tombos.