Paulistas

Minas Gerais

 

História de Paulistas - MG

Paulistas
Minas Gerais - MG



O início da povoação da região onde se situa o município de Paulistas deu-se por volta de 1572, quando o bandeirante Sebastião Fernandes Tourinho, acompanhado de 400 homens, encontra o Rio Doce e navegando por ele, vai até o Rio Santo Antônio do Peixe e, seguindo rumo ao leste, depara-se com o Rio Coaracimirim, hoje conhecido como Rio Suaçui Grande.

O primeiro morador a se fixar no município foi um senhor paulista chamado "Antônio" e que exercia a profissão de seleiro.

O topônimo tem sua explicação na admissão de que foi um paulista o primeiro morador da localidade.

A agropecuária, ainda hoje responsável pela vida econômica do município, foi a primeira atividade dos primeiros moradores. Quanto à data em que se deu o povoamento do local, há de ter sido muito antes de 1876, pois nessa época já o povoado era florescente e recebia à categoria de distrito, do então município do Serro.


Gentílico:

Formação Administrativa

O distrito foi criado pela Lei Provincial nº 2.258, de 30 de junho de 1876, confirmada a criação pela Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, integrado ao município do Serro.

Pela Lei Estadual nº 843, de 07 de setembro de 1923, foi criado o município de Sabinópolis, do qual o distrito de São José dos Paulistas passou a fazer parte.

Pela Divisão-Judiciária-Administrativa do Estado de Minas Gerais, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, São José dos Paulistas, teve seu nome simplificado para Paulistas.

O distrito de Paulistas foi emancipado como o mesmo nome formando o município de igual nome, pela Lei Estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953. A instação do município se deu em 1º de janeiro de 1954.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade