Passa Quatro

Minas Gerais

História de Passa Quatro - MG

HISTÓRICO -
Quando os bandeirantes paulistas, Félix Jacques e Fernão Dias Paes, ingressaram em território mineiro, pela garantia do Embaú, caminhavam orientados pelo astrolábio, o que lhes ditava um rumo certo em linha reta, no percurso da qual venciam todos os obstáculos. Por isso mesmo, não seguiam o roteiro de rios, preferindo atravessa-los. Ao cruzarem o "Embaú", toparam com um rio cuja sinuosidade cortava repetidas vezes a reta que vinham seguindo, obrigando-os a outras tantas travessias, antes de encontrarem um local propício para o estabelecimento do primeiro pouso. Quando enfim, encontraram-no a contendo, haviam atravessado o mesmo rio quatro vezes, donde a origem do topônimo, que assinala um dos mais antigos núcleos de povoação da terra mineira. Após a passagem dos bandeirantes, forasteiros vieram fixar-se no local. A tradição guardou o nome dos irmãos Ribeiro como dos primeiros a radicarem-se ali, por volta de 1700, sobressaindo entre eles o mais velho, apelidado "Chapada", que, chegando, chamou de Portugal os demais irmãos, conseguindo-lhes sesmarias e encaminhando-os. Descendentes desses Ribeiros e de outras familias radicadas no arraial é que construiram no local a primeira igreja, em 1860, mandando vir, de Portugal, as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora do Rosário, que ainda existem na Matriz local.

O desenvolvimento do povoado foi lento, só adquirindo maior aceleração com a passagem da via férrea Minas e Rio (hoje Rede Mineira de Viação).

Durante as revoluções de 1842, de 1930 e de 1932, Passa Quatro, pela sua posição estratégica na ligação de Minas e São Paulo, desempenhou papel de relêvo ora ocupada por legistas, ora por revolucionários, aquartelando forças, algumas comandadas por nomes que passaram à história, como Caxias, em 1842, mais tarde Duque e Patrono do Exército e Eurico Gaspar Dutra, então coronel, mais tarde general e Presidente da República.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA -
Passa Quatro foi elevado à categoria de Distrito, como parte do município de Pouso Alto, pela Lei nº 893, de 24 de maio de 1854.

O município foi instalado em 1892.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA -
O têrmo Judiciário criado em 1815 pela Lei nº 663, de 18 de setembro do mesmo ano, e instalado em 12 de outubro de 1922.

A Comarca teve sua criação em 1935 e instalação em 1936.