Orizânia

ORIZÂNIA - Minas Gerais

Gentílico: ORIZANENSE

HISTÓRICO:

O município de Orizânia pertencia, como distrito, ao município de Divino.

Antes de alcançar sua autonomia político-administrativa, o seu primeiro nome foi São Sebastião do Alto Carangola, denominação esta alterada, mais tarde, para Alto de Carangola. Em 1943 passou a serchamado de distrito de Arrozal e, por último, distrito de Orizânia.

Esta denominação se deve ao nome científico do arroz - oryza-stiva - planta da família das gramíneas, cujo fruto é muitíssimoutilizado na alimentação humana e, outrora, cultivado em grande escala em seu território, sendo a principal fonte de trabalho e renda da população local.

O município localiza-se na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais e dista 320 km da capital do Estado. Tem como limítrofes os municípios de São João do Manhuaçú, Divino e Santa Margarida.

Dentre as várias nascentes de córregos e ribeirões destaca-se a que se localiza na parte mais alta do município, na localidade de Alto Bom Jardim, considerada a primeira nascente que forma o Rio Carangola.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA E JUDICIÁRIA:
O município de Orizânia foi criado pela Lei Estadual n.º 12.030 de 21 de dezembro de 1995, tendo sido instalado em 01 de janeiro de 1997.

O Termo integra a Comarca de Divino.